domingo, 11 de outubro de 2009

LuzNegra

Para continuar a falar sobre luz optei por escolher uma lâmpada que tem como particularidade deixar passar toda a radiação ultravioleta e que faz luzir toda a superfície que contenha fósforo, estou a falar claro, da luz negra.
  • Da mesma maneira que o fósforo numa lâmpada fluorescente absorve a luz UV e emite luz visível no caso da luz negra o próprio tubo de vidro "negro" bloqueia uma grande parte de luz visível, deste modo somente a luz UV de onda longa, que é benigna, e alguma luz visível azul e violeta passam por ele.
  • Dentro da lâmpada existe um vapor de mercúrio que, na passagem de eléctrons, emite uma radiação no comprimento da onda do ultravioleta, esta radiação vai aos contornos da lâmpada e o fósforo excitado com a energia recebida torna a emitir energia em comprimentos de onda visível (branco).

Quando se acende uma luz negra notamos que algumas peças de roupa brilham, acontece porque a maioria dos detergentes em pó contém fósforo quanto ás roupas escuras... não brilham porque os pigmentos escuros absorvem toda a luz UV.

Isto tudo existe porque durante a II Guerra Mundial existia a necessidade de melhorar a visão nocturna. Hoje em dia tem várias finalidades como a de identificar documentos falsos, reconhecer uma pintura falsificada (já que antigamente as tintas nao continham fósforo) e sobretudo ajuda em cenas de crime revelando impressões digitais e fluídos corporais.

até ao próximo 8)

Sem comentários:

Enviar um comentário