sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A fotometria

O que é a fotometria?

-É a parte da óptica que estuda as leis relativas à intensidade dos focos luminosos e os métodos usados para a medir.
Denomina-se 'foco' qualquer objecto que emita luz, quer seja própria ou reflectida por outro copo.
Os focos primários como o Sol ou uma lâmpada, são luminosos devido à sua temperatura e libertam uma certa quantidade de energia que origina o fluxo radiante.

Como se fazem medições fotométricas?

- Para medir apenas se consideram as fracções de energia radiante cujos comprimentos de onda correspondem à região visível do espectro electromagnético. Neste intervalo, a energia radiante considerada recebe o nome de 'fluxo luminoso'.

Onde é usada a fotometria?

-É usada na astronomia, por exemplo, para saber a luz das estrelas por elas imitida, através dos cálculos é cálculos é possível descobrir novos planetas e saber informações como rotação, translaão, distância da estrela e satélites. No sistema Internacional de Unidades, a iluminação mede-se em lux, que se simboliza por lx. Um lux corresponde à iluminação de uma superfície de 1 m2 de superfície sobre a qual incide um fluxo luminoso de 1 lúmen.
Os focos luminosos não podem ser considerados como pontuais, excepto se se encontrarem a uma grande distância do receptor.


fontes:

http://en.wikipedia.org/wiki/Photometry_(optics)
http://www.helios32.com/Measuring%20Light.pdf

1 comentário:

  1. Olá Núria.
    Bons posts. Bem escritas e referenciados. Alguma falta de regularidade: depois da interessante entrada sobre luz negra, tudo ficou escuro durante 12 dias!... Tem na fotometria pano para mangas. Por exemplo, fala aqui em energia, fluzo e iluminação. Serão a mesma coisa? Descubra as diferenças.

    ResponderEliminar