sábado, 7 de novembro de 2009

Espectroscopia

As radiações luminosas podem dispersar-se para obter as compenentes que a formam através de um prisma ou de uma rede de difracção. Desta forma, que é a base da espectroscopia, aprofundou-se muito o estudo da estrutura dos átomos e das moléculas.
Dependendo do método usado, distinguem-se estes 5 tipos de espectros:

a)- Espectros contínuos de emissão: obtêm-se quando a luz proveniente da fonte luminosa incide directamente sobre o dispersor do aparelho e são formados por uma sucessão de cores;

b)- Espectros de emissão de riscas: o método usado é análogo ao anterior, mas o registo é formado por uma série de linhas aparentemente irregulares, típicos dos átomos.

c)- Espectros continuos de absorção: a radiação atravessa uma substância absorvente antes de atingir o dispersor. Obtém-se uma sucessão contínua de comprimentos de onda.

d)- Espectros de absorção de riscas: a radiação atravessa um absorvente e no registo aparecem linhas monocromáticas irregularmente repartidas.

e)- Espectros de bandas: podem ser tanto de emissão como de absorção e apresentam uma sucessão de intensidade decrescente de zonas luminosas alternadas com espaços escuros.





Sem comentários:

Enviar um comentário